PINTURA EM SEDA


A pintura em seda merece um capítulo a parte. Algumas das técnicas que mais uso: Batick - Aquarelado - Técnicas mistas


O Batick é uma antiga forma de estamparia, originada na Indonésia. Existem indícios de que o Batick foi introduzido ali pelos povos indianos. A partir daí, difundiu-se para quase todas as ilhas do país e para outros povos.
A posição geográfica da Indonésia, um grupo de mais de três mil ilhas dispersas no Pacífico Sul, favoreceu as influências dos diversos povos que circulavam entre elas, em busca de especiarias e comercializando tecidos e outras mercadorias.
De fato foi na Indonésia, que o Batick ganhou nome e se tornou uma arte refinada, apreciada no mundo inteiro.
Esta expressão artística, o Batick, chegou ao Japão a través da China, depois de passar por adaptações e influências marcantes.



 Canga pintada com técnicas mixtas e regata com aplicação de seda pintada com a técnica do Batick.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Originalmente no Batick existem duas divisões básicas: o Batick Tulis ou escrito, confeccionado unicamente com o uso de tjanting (ferramenta exclusiva para o traçado dos desenhos) mais a cera derretida; e o Batick Tjap (sistema impresso), cujo desenho repetido é impresso com o auxilio de um carimbo.
Ao chegar no Japão, o Batick teve uma importante alteração no processo da técnica do Batick Tulis. "Nasce assim o Batick Japonês pintado ou Rooketsu-zome sobre as sedas das escolas de Kimonos, e se elevaria a uma das mais belas artes em têxtil do mundo" (Celso Lima).
No final da segunda Guerra Mundial viajou do Japão para os Estados Unidos onde se tornou extremamente popular nos anos 50, estampando sedas para vestuário e acessórios. 
Neste universo de cores e formas, o Batick atravessou os tempos e continua encantando até hoje.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Batick Japonês ou Rooketsu-zome

Esta técnica consiste em delimitar o contorno dos desenhos com delineador têxtil (produto específico para este tipo de trabalho) isolando assim as partes do desenho. A seguir coloca-se a aquarela para seda aplicada com pincel em cada área delimitada pelo delineador. É importante que o tecido esteja bem esticado e preso em um bastidor de madeira. Finalmente se faz a fixação do batick.



Para realizar esta técnica é preciso paciência, criatividade e dedicação, para transformar imaginação em arte. E acima de tudo Muito amor.

Veja tutorial desta técnica

Pinterest